Di20 Design e Arquitetura, design gráfico, de embalagem, marcas e lojas

No briefing já foi nomeado aquelas empresas consideradas seus concorrentes diretos e indiretos. Os concorrentes indiretos são os produtos e ou marcas que possam ser comprados também para satisfazer a necessidade de seu cliente. Estudando tanto seu concorrentes diretos e indiretos é possível encontrar em ambos os casos oportunidades que vão te diferenciar no ponto de venda.

Imagine que você esteja querendo vender pão integral, seus concorrentes diretos serão as versões integrais de outras marcas, mas seus concorrentes indiretos podem ser qualquer outro tipo de pão fatiado e pães sem glúten.

Entender o porque o consumidor pode fazer uma escolha é importante para desenvolver uma embalagem com maior chance de venda.

Case Torta de Sorvete Amoratto

Para as tortas de sorvete da Amoratto Sorvetes Artesanais não criamos apenas uma embalagem econômica e elegante que se abre como uma jóia. Mas nos destacamos de todos os concorrentes indiretos. Quando pensamos no projeto nos colocamos no lugar do consumidor.

Encontre oportunidades de venda no estudo dos seus concorrentes diretos e indiretos

Em que oportunidades você compra uma torta de sorvete? A resposta mais comum é “em momentos especiais” como um almoço ou jantar com a família e amigos. Quem nunca pensou “não vou chegar no jantar de mãos vazias, vou levar alguma sobremesa” e se esta sobremesa ainda tivesse o aspecto de um presente, quase uma caixa de jóias? O que você escolheria, o típico pote de sorvete ou o delicioso presente? Quando você procura apenas um aspecto estético não acha inovação nem se diferencia da concorrência.

VEJA MAIS NOTÍCIAS
RELACIONADAS