Di20 Design e Arquitetura, design gráfico, de embalagem, marcas e lojas

Ao visitar as prateleiras de lojas, conveniências e supermercados nos deparamos com um universo de formas e cores de embalagens disputando pela sua preferência. Por tanto, se seu objetivo é que seu produto esteja entre as escolhidas siga estes conselhos básicos que vão orientar sua escolha pelo profissional certo.

Quais são as funções da embalagem:

A embalagem tem três funções básicas:

  • acondicionar o produto
  • proteger e aumentar sua vida útil de gôndola ou shelflife
  • e principalmente atrair o comprador.

Afinal, o consumidor não consegue dissociar entre embalagem e produto por tanto uma embalagem pouco atrativa estará em desvantagem de seus concorrentes. Mas cuidado focar apenas na parte estética não garante vendas, nem sempre atrai seu consumidor,  pode encarecer seu produto ou tornar-se inviável e perder todo o investimento feito na etapa de criação da embalagem.

Quais são as etapas para criar um projeto de embalagem:

Cada projeto é único mas em forma geral algumas etapas comuns no desenvolvimento da embalagem são:

  • Briefing com todos os requerimentos do projeto.
  • Definição do tipo de embalagem e tipo de impressão
  • Definição da persona (comprador da embalagem e consumidor do produto)
  • Definição do segmento de mercado (light, diet, vegano, compra por impulso, premium, etc)
  • Estudo dos concorrentes diretos e indiretos
  • Visita aos pontos de venda
  • Visita a área de produção (quando possível)
  • Estudo de tendências
  • Referências internas e externas
  • Revisão de normas e dados técnicos
  • Layout baseado em todos os pontos anteriores
  • Arte Final

Repare que a parte estética definida no layout é a penúltima etapa do desenvolvimento da embalagem e não a primeira como oferecida por plataformas e sites que oferecem soluções mágicas a valores duvidosos. Pode tentar essas alternativa, mas tenha ciência que o barato pode sair literalmente muito caro como por exemplo ficar com um estoque inteiro encalhado, ou ter seus produtos recolhidos e ser autuado por estar fora da norma.

 

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