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Quem nunca foi solicitado a fornecer uma “ideia inicial” para ser escolhido por uma empresa. Ou ainda como parte de uma proposta por um projeto de design (marcas, sites, embalagens, material gráfico). Desde o ponto de vista de um cliente com pouco conhecimento sobre o que é design e os benefícios que ele traz para sua empresa pode parecer útil. Não entanto ele não ajuda o cliente a escolher o melhor fornecedor e nem ajuda o designer ou estúdio de design a ser escolhido pelo cliente.

Metodológia do design

Design não é uma tarefa isolada. Ele é apenas um passo de uma complexa e multifacetada descoberta em conjunto com seu cliente. A metodologia de design tradicional pode incluir:

  • Reunião de Briefing
  • Entrevista de seu público alvo (stakeholders)
  • Revisão da comunicação atual da empresa
  • Pesquisa sobre o mercado e a concorrência
  • Análise e recomendações.
  • Layouts (mockups digitais ou físicos, AI, wireframes)
  • Projeto finalizado

“Bons designers e boas empresas de design não trabalham grátis”

O processo de design não é Open Source e requer de muitas horas e pesquisa e trabalho para chegar a um bom resultado. E mesmo que todas as etapas do briefing até o primeiro layout fossem rápidas você não quer que a qualidade de seu trabalho seja julgado por 3 horas de trabalho. Na di20 nunca desenhamos para um cliente dessa forma. O nosso processo interno exige muito trabalho e pesquisa de tal forma que quando apresentamos um layout temos mais de 98% de aprovação na primeira entrega.

O Design não é um processo isolado

>Quem nunca caiu na armadilha de pensar que com uma ideia do projeto poderá ganhar o cliente. Esse é um processo de perda para os dois, cliente e fornecedor. Além de prejudicar o mercado que desvaloriza uma das profissões do futuro. Sim enquanto muitos profissionais chegaram a ser substituídos por robôs, a criatividade dificilmente poderá ser emulada por um robô. Por isso tanto se você é cliente e quer um trabalho diferenciado e sobre tudo que traga um resultado positivo para sua empresa procure um profissional ou um estúdio de design pelo que ele já fez, avalie seu portfólio e pergunte a outros clientes e evite sites de concorrência o máximo que ganhará desse tipo de serviço será um projeto feito às pressas e sem nenhum vínculo com sua empresa e seus consumidores. E se você é um estudante ou profissional de design recém formado lembre-se que o que você planta hoje colherá amanhã e que suas contas podem ser hoje pagas por seus pais mas no futuro você viverá de sua profissão.

“No design não existe amostra grátis”

Um cliente que pede para você fazer um projeto com a proposta de pagar só se gostar não é um cliente que trará para você nenhum benefício, ele não faria o mesmo com seu médico, dentista ou motorista de Uber, mesmo advogados que fazem contratos de risco somente o fazem em casos que tem certeza que ganharam. Empresas de software e grandes fabricantes podem fazer isso porque trabalham com escala, o design é um processo artesanal e personalizado por tanto impossível de ser escalado.

Se não tem trabalhos para mostrar, faça um estágio mesmo se for salário menor ou de graça pelo menos você ganhará experiência e portfólio enquanto que com clientes com este perfil apenas perderá seu tempo.

Quer seguir exemplos positivos? Ou tem dúvidas sobre concorrências que solicitam projetos de graça como parte de seu processo, visite o site da “Concorrência com Valor“.