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Como especialista com mais de 13 anos criando embalagens para indústrias de diversos segmentos posso especificar que o design de embalagem precisa de um conhecimento específico para atingir seus objetivos. Este conhecimento é técnico e não apenas criativo. Neste ponto começam as diferenças tanto entre agência de publicidade e estúdio de design. Mas também entre os próprios estúdios de design generalistas e os especializados em design de embalagem.

Mas não é tudo design? e agências de publicidade não fazem design?

A resposta é não.

A agência de publicidade traz uma visão mercadológica na qual a embalagem é apenas um dos itens. Ela faz parte de uma grande campanha de mídia que precisa de outros suportes adicionais como outdoors, radio, televisão, eventos, campanhas em redes sociais e promoções. Se para sua empresa dinheiro não é um problema com certeza a agência saberá como utilizar e dividir este dinheiro em diferentes ações. Porém, se sua empresa tem um orçamento enxuto e precisa de uma ação imediata é melhor focar todo seu esforço no ponto de Venda. É nele onde realmente é tomada a decisão de compra. Ou seja as gôndolas de mini-mercados, mercados, supermercados e atacados. No ponto de venda é onde uma boa embalagem faz toda a diferença.

Estúdio de design de embalagens vs Agência de Publicidade

Fazendo um comparativo a agência de publicidade e o estúdio de design não especialista criam as embalagens como se fossem qualquer outra peça. Ou seja, criam seu próprio contexto dissociado dos concorrentes. Como assim eles não pensam no concorrente? Claro que pensam. Mas as peças por eles criadas são em mais de 99% dos casos vistas individualmente. Você lê uma página de uma revista por vez, assiste um comercial por vez. Entra em um site para depois ir a outro e assim por diante.

Já o estúdio de design especializado em design de embalagem enxerga que a sua embalagem deve não apenas ser criativa e diferente. Ela deve destacar-se de seus concorrentes que estão ao seu redor. Lembre-se na gôndola, os produtos estão um ao lado do outro. Sua embalagem deve transmitir de forma efetiva tanto os valores da empresa quanto os diferenciais do seu produto. E na embalagem temos apenas alguns centímetros para transmitir esta mensagem.

E deve lembrar que para o consumidor não existe diferença entre a embalagem e o produto. Se a embalagem não é apenas atrativa mas envia a mensagem certa, seu produto será mal interpretado pelo consumidor.

Uma embalagem bem feita.

Outros pontos importantes que os especialistas tomamos em conta são:

  • Normas Técnicas.- embalagens seguem normas que são supervisionadas por organismos de control, se seu produto não está dentro delas pode ser retirado das gôndolas e ainda receber multas.
  • Usabilidade.-pensar em como a embalagem será aberta e utilizada requer o desenvolvimento de formatos especiais que melhorem a experiência do usuário.
  • Fabricação da embalagem.- a diferença de radio, televisão, páginas de jornal revistas e folders, a criação da embalagem deve ser pensada para o tipo de impressão que será necessária e em concordância com a qualidade do fornecedor que irá imprimir. Cada tipo de impressão exige um planejamento diferenciado para obter um melhor resultado. Um profissional que entenda de impressão de embalagens você só irá encontrar na indústria fabricante e nos estúdios de design de embalagens especializados. É impossível achar este profissional numa agência de publicidade porque simplesmente não é seu foco.

Ok, entendi mas a agência de publicidade inclui o design de minhas embalagens no meu fee mensal e é muito mais barato.

Qual é o custo real do design de embalagem incluído no fee mensal.

  1. O custo real do Fee mensal.-

    Se sua empresa paga um fee mensal então está pagando por uma série de serviços. Adicional ao pull de serviços, tem as comissões da agência, os valores de mídia e produção. Estes serviços vão chamar a atenção a sua marca e produto com certeza. Porém somente enquanto estiverem sendo vinculadas. Sua marca desaparecerá na hora que deixar de pagar. E ainda todo seu investimento virará pó quando o consumidor entre em um supermercado e escolha o concorrente. Lembre-se consumidor se identifica com embalagem. Ou seja você poderá ter pago até 4 vezes mais para atrair seu consumidor e nem sempre de forma efetiva.

  2. Tempo de desenvolvimento.-

    Se você pagam um fee mensal você está pagando por tempo. Uma agência que tem uma serie de trabalhos a desenvolver não dedicará mais tempo numa embalagem que num outdoor, anúncio de TV ou qualquer outra mídia paga. Por simples matemática, ele ganhará mais com a comissão de veiculação que com o desenvolvimento. Com embalagem ele não poderá ganhar comissão.Uma boa embalagem precisa de tempo de pesquisa e desenvolvimento para ser efetiva.

    Tem certeza que está fazendo a escolha certa?

  3. Multas e re-trabalho.-

    Uma embalagem fora das normas técnicas pode ser retirada da circulação. Neste caso além da multa, o custo de advogado, tem todo o custo já pago nessa embalagem e o custo necessário na criação e fabricação de uma nova embalagem.

  4. Vida útil da embalagem.-

    Uma boa embalagem tem uma vida útil de 2 a 3 anos e em alguns casos já fizemos embalagens que foram remodeladas somente depois de 8 anos. Você pode pensar, como assim eu conheço a embalagem da Maizena e da Coca-Cola e elas são centenárias. Infelizmente esta afirmação é falsa. A Coca-cola tem variações em sua marca e embalagem reformuladas permanentemente, conforme a temporada do ano, eventos e campanha vinculada. Lembra do que comentei se dinheiro não é um problema? Pois bem mesmo a Coca-Cola tendo uma agência de publicidade ela também trabalha com estúdios de design especializados além de ter um Vice-presidente de Design encarregado da visão global da marca.

  5. Erros de impressão.-

    Uma embalagem não feita por um especialista perderá mais de 40% de seu impacto caso não consiga o mesmo efeito que foi apresentado no computador ou papel. Tanto computador quanto papel permitem qualquer coisa, mas só um especialista pode fazer com que o planejado seja executado.

A conclusão fica para o leitor. Onde deve investir seu esforço e capital principalmente se seus recursos são limitados. Além de avaliar o custo real da sua estratégia de marketing e vendas.

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